Comunicação e expressão: competências mais exigidas

Deisiely Weiber – Time SempreMais

No último dia 21 de agosto, a Folha de São Paulo publicou uma matéria na qual apresenta um levantamento feito pelo Linkedin, que revelou como a comunicação e a expressão ganharam lugares de importância para quem busca um lugar no mercado. Os recrutadores procuram agora, profissionais que atendam a novas competências priorizadas neste cenário de pandemia.

O levantamento resultou também em uma lista com as 10 habilidades mais valorizadas pelos empregadores. Em primeiríssimo lugar, está a comunicação, seguida pela gestão de negócios, resolução de problemas e ciência de dados. Entre essas habilidades ganharam destaque também, a gestão de tecnologias de armazenamento de dados, suporte técnico, liderança e gerenciamento de projetos.

Complementando entre si, e também finalizando esta lista, estão o aprendizado online e desenvolvimento de funcionários, isto porque, dado as novas exigências estabelecidas por um mercado que se adapta às rotinas do mundo, é preciso que haja um entendimento sobre a importância de buscar individualmente ou dentro das empresas, a capacitação profissional.

Em uma entrevista com a consultora e psicóloga Ordália Nocetti, pudemos aprofundar sobre a relevância da comunicação e da capacitação interna para a admissão, e o desenvolvimento de pessoas que já fazem parte de uma empresa.

Sobre a importância da comunicação em trabalhos e rotinas remotas, Ordália responde:

“A comunicação sempre teve um papel importante dentro das organizações, isso desde expressar suas opiniões com objetividade, clareza, saber falar adequadamente do seu trabalho e saber influenciar pessoas, assim como saber ouvir as pessoas facilitando o relacionamento e o trabalho em equipe. No momento em que vivemos com a intensificação do trabalho remoto tornou-se mais relevante, o fato de não ter a presença física onde não estão visíveis outras formas de expressão como a  linguagem corporal então fica evidente a necessidade de ter uma comunicação adequada para cada situação,  desde reuniões, apresentações até entrevistas em processos seletivos”.

Questionamos também sobre a participação das empresas neste incentivo à qualificação dos colaboradores, e como elas podem por meio da capacitação EAD, por exemplo, desenvolver habilidades de comunicação interna.

Ordália:

“A empresa pode demonstrar o quanto a comunicação é uma competência importante e necessária expressando e divulgando isso para seus colaboradores, utilizando canais de comunicação e formas adequadas, servindo até mesmo como exemplo. Pode ter programas de desenvolvimento dando feedback aos seus colaboradores sinalizando os pontos de melhorias e/ou contratando trabalhos para o desenvolvimento como programas de Assessment e Executive Coach. Porém, cada dia mais as pessoas devem ser protagonistas de suas carreiras e buscarem também o aprimoramento de sua comunicação,  algo que não seja somente responsabilidade da organização”.

Para além da comunicação, outras competências que ganharam notoriedade são a organização, adaptação a mudanças e o conhecimento para lidar com novas ferramentas tecnológicas.

Ordália completa:

Cada empresa tem suas particularidades, mas algumas habilidades são relevantes para as organizações em geral, tais como a capacidade de adaptação a mudanças, a organização, a inovação, saber lidar com novas tecnologias, principalmente novas ferramentas que se apresentam para a realização de reuniões e entrevistas”.

O presente momento fez com que muitas pessoas se adaptassem a uma nova maneira de trabalhar, estudar, se reunir e se comunicar, no geral. A prática de trabalhos remotos veio para trazer um conjunto de novas habilidades que deverão ser exigidas nas vagas do presente e também futuro. Dentro deste conjunto, perguntamos a Ordália quais seriam estas habilidades influenciadas por esta nova maneira de trabalho.

Ordália finaliza:

“A comunicação permanece relevante, a questão da organização, a inovação, a flexibilidade, utilização de novas tecnologias, a resiliência frente a adversidades, o autoconhecimento e a capacidade de gerar empatia”.  

Ordália Nocetti atua por mais de 20 anos como Consultora e Psicóloga. Na consultoria, trabalha com processo de coaching, transição de carreira e processo seletivo. Com graduação em psicologia, Ordália tem MBA em Gestão Executiva, Certificação em Executive Coaching, Qualificação em instrumento MBTI e é Certificada em Ferramenta DISC.