Então, o que podemos aprender sobre comunicação com as festas juninas?

Então, o que podemos aprender sobre comunicação com as festas juninas?

Hoje, em todo o país, começam oficialmente as comemorações juninas.  Mas por que falar de festa junina aqui? Porque celebrações culturais nos ensinam muito sobre comunicação. A começar pelo fato de que criar uma identidade com o seu público não acontece somente pelo conteúdo que você está passando, ou seja, as pessoas não gostam de festa junina somente por ser uma festa que celebra todos os santos e ocorre em vários países.

As celebrações juninas encantam e criam laços pelo contexto, pelo visual, pelos sabores e, principalmente, pela tradição. Todos os nossos sentidos são aguçados em uma festa junina. E ela não acontece num ano sim e no outro não porque não se tem mais dinheiro, ou não tiveram tempo de programá-la. Pequena ou grande ela sempre é festejada, criando identidade que vai sendo passada de geração para geração.

Então, o que podemos aprender com as festas juninas? Que comunicação vai muito além da mensagem que queremos passar, que ela precisa mexer com todos os nossos sentidos/emoções e precisa ser feita ininterruptamente. Viva São João!