O que te motivou a escrever um livro?

Abrimos hoje no nosso blog, uma editoria que trará entrevistas com diversas pessoas com base, exatamente, no contexto do título acima. Você já escreveu um livro ou mais de um? Conte para nós o que te motivou!

A ideia para escrever um livro sempre nasce de um viés poético, muitas vezes acompanhado da frase: “já tem um filho e já plantou uma árvore, agora só falta um livro”. Certo? Nem sempre, Para o jornalista curitibano Dimas Rodrigues, a motivação nasceu de uma necessidade. “Depois que o jornal no qual eu era sócio enfrentar dificuldades financeiras por conta da queda de receita agravada por uma crise desencadeada pela greve do transporte rodoviário em 2018, que atrapalhou a vinda dos jornais da gráfica do interior para a capital do Estado, atrasando as edições e frustrando os anunciantes, fiquei bem preocupado. Rezava muito para encontrar um caminho no qual eu pudesse levar o sustento para minha casa, uma vez que tinha casado recentemente. Um dia, após sair da igreja, encontrei por acaso o ex-zagueiro André Dias que atuou no São Paulo, Paraná Clube, na Lazio (Itália), entre outros clubes, e conversei com ele rapidamente sobre o projeto de escrever um livro sobre a história do futebol. Ele pediu que passasse no projeto social que ele tem em Quatro Barras e dali tudo começou”, recorda Dimas.

“Quando Deus entra em campo – Histórias de Futebol e Fé” – o nome não poderia ser outro – conta com diversas entrevistas, pesquisa sobre a origem do futebol no mundo e no Brasil e o olhar de 25 anos de carreira do autor atuando como plantão esportivo e repórter na Rádio Nacional e Band News e nas redações de jornais como Gazeta do Povo, Gazeta do Paraná e Folha de Londrina. “Tive a oportunidade de cobrir a Copa das Confederações, em 2005, e a Copa do Mundo, em 2006, ambas na Alemanha”, recorda Dimas.

A atuação como jornalista, diferente do que muitos pensam, não facilitou o desenvolvimento do livro. “Produzir um livro é bem diferente da atuação no jornalismo diário ou da cobertura esportiva que faço há tantos anos. Durante a produção da obra surgem muitas ideias e desdobramentos dos pensamentos, de como abordar o assunto, de decidir o que escrever e o que não escrever. Além disso, mesmo com nossa formação, não temos noção sobre o mercado editorial, como fazer o layout, a capa, a diagramação, como colocar o livro à venda, como classificá-lo editorialmente, então, não é apenas escrever, tem que ter um projeto bem elaborado, para que depois de publicado o livro não “encalhe” por falta de distribuição e venda”, explica o jornalista.

Entre a concepção e a produção do livro foram dois anos “de muito trabalho e dedicação”. E, no momento do lançamento, mais uma vez a fé teve que falar mais alto. “Fomos prejudicado pelo início da pandemia pois, depois de tudo organizado e alinhado para o evento com as Livrarias Curitiba, a data praticamente coincidiu com a ordem sanitária de fechamento total do comércio. Mas depois deu tudo certo e outros projetos já estão no papel”, adianta Dimas.

“Quando Deus entra em campo – Histórias de Futebol e Fé” pode ser adquirido nas Livrarias Curitiba, MD Gospel, Revistaria Veneza (Shopping Itália) e nos principais marketplaces como Magalu e Amazon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *