A vontade de expressar para o mundo o quanto vasto, envolvente, liberto e desbravador é o mundo do design, levou um grupo de alunos da UTFPR a lançar a Revista Pitaco, que terá sua terceira edição lançada no segundo semestre deste ano.
A inspiração para a Pitaco veio em uma das aulas de produção gráfica em 2023, quando exemplos de diversas revistas estavam sendo debatidos, inclusive versões acadêmicas já fora de circulação, e o designer Rafael de Oliveira Vieira, pensou: “por que não voltarmos a produzir uma revista que representasse as ideias dos acadêmicos de design da UTFPR?”
Proposta apresentada e totalmente aceita pelos amigos Nicole Fiorese Maldonado e Guilherme Paschoaloto, whatsapp criado com a galera mais envolvida, e o primeiro número começou a ser pensado. “Queríamos lançar a revista na semana acadêmica de design, então, tínhamos dois meses para criar linha editorial, identidade visual, escrever, diagramar e imprimir. Foi um trabalho de equipe que envolveu cerca de 20 pessoas que, juntas, foram aprendendo e produzindo ao mesmo tempo”, explica Rafael.
Uma das matérias que abordava o descontentamento sobre um espaço da universidade usado pelos alunos para expor suas criações desde 2013, que seria pintado de cinza, já demonstrava a essência da revista. “Expressamos nosso repúdio a proposta para um prédio que, por si só, já é mórbido, sem vida artística. Fora o contexto histórico que seria perdido. É sobre isso que abordamos na revista. Vamos além das superfícies tangíveis e mergulhamos nas complexidades subjacentes do design, revelando como ele atua como uma linguagem universal, um tradutor de conceitos abstratos para formas palpáveis, que constrói pontes entre diversas visões de mundo, mesmo nem sempre sendo chamo de design”, pontua Rafael inclusive em um trecho da Pitaco.
A paixão por produzir a revista foi crescendo durante o desenvolvimento e nascimento da primeira e segunda edição. A escolha pelo curso de design aconteceu da mesma forma para Rafael, Nicole e Guilherme. Ao se darem conta do mundo de possibilidades de vivências criativas que o design pode proporcionar, o que era um simples gostar virou uma paixão avassaladora. “Design é liberdade de propostas. Muitas pessoas quando entram no curso têm uma visão limitada da infinidade de caminhos que podem ser percorridos. E isso nós queremos abordar na revista, fazendo com que ela ultrapasse os muros acadêmicos e alcance todos que também são apaixonados pelo tema”, pretende o trio.
Se o público crescer no mesmo passo que a Pitaco, o objetivo de alcançar mais pessoas acontecerá rapidinho, já que a primeira edição começou com cinco matérias e 48 páginas e a segunda já contou com 16 matérias, distribuídas em 95 páginas.
Mesmo em um mundo digital, a versão impressa continua sendo o xodó dos criadores. “Sentir a textura do papel, ver nas mãos a aplicação das cores, o formato, é uma experiência única, que consideramos parte do mundo dos amantes do design”, descrevem.
Especialmente para a SempreMais Comunicação veio o spolier do tema da terceira edição: Brasilidades. “No último vestibular da UTF somente 40% das vagas foram destinadas ao ENEM e isso tem limitado uma das grandes riquezas resultantes de um ENEM que é a gigantesca diversidade cultural proporcionada pelo acesso de pessoas de diversas partes do país a nossa universidade. Essa vivência faz total sentido para nós E para a nossa grandeza pessoal e profissional. Esse tema central puxará a linha editorial da próxima edição. Mais uma vez estaremos nos expressando sobre algo que achamos necessário ser debatido. Esse é o nosso objetivo; dar PITACO em relação à questões sociais sob o olhar do design”, enfatiza Rafael.