Imagine o prazer de entrevistar uma referência de liderança no mundo empresarial e ouvir essa fala que vai totalmente ao encontro do que acreditamos na SempreMais. A frase é do gestor executivo de atuação nacional e internacional, Mauro Pelosi, sócio da Katalyse, em uma conversa que teve como foco comunicação e liderança na gestão das empresas. “Um líder comunicador deve ser, antes de mais nada, alguém que goste de pessoas. Empatia, clareza e assertividade são as três habilidades mais importantes para a comunicação interpessoal. Conseguir diagnosticar os fatores motivacionais do time em questão, e orientar a comunicação entre seus membros de forma a sempre assegurar a máxima energização da equipe, resultam sempre em altos níveis de agilidade e performance”, destacou Pelosi quando questionado sobre as características de um bom líder comunicador.
Segundo Mauro, o fluxo de informação é um dos elementos de gestão mais importantes para se garantir uma performance de excelência em uma organização. “Só através de um robusto fluxo de informação e, consecutivamente, de um sistema de comunicação entre todos os players internos e externos, se pode garantir a perfeita conexão entre os modelos de negócio e o sistema operacional da empresa”.
Como também um especialista em planejamento estratégico, Pelosi atribui o envolvimento da liderança como um fator chave para a efetividade de um processo de comunicação organizacional. “Por ser uma atividade indelegável da alta gestão, a média liderança precisa estar completamente e conscientemente integrada neste processo. Por meio desta participação, a liderança não só garante que o time mantenha o foco na geração de valor da empresa, mas sobretudo promova a agilidade necessária para correção de eventuais desvios”, enfatiza.
Comunicação interpessoal excelente, canais de comunicação excelentes ou uma mescla dos dois? Na visão de Pelosi, ambos são fatores inseparáveis em um sistema robusto de comunicação interpessoal. “Reforço que o fluxo de informação é um dos elementos de gestão mais importantes de uma organização. As características imprescindíveis para tal é a estruturação detalhada do sistema de comunicação, definindo-se público, meios, conteúdo e frequência”.
Em 40 anos de atuação, o líder destaca dois principais erros vivenciados no que diz respeito à comunicação corporativa: “a falta de entendimento da comunicação e do fluxo de informação como elemento vivo de gestão, e a negligência da consequência de sua não execução”.
Mauro Pelosi é gestor executivo no âmbito nacional e mundial, nos ramos automotivo e de bens de consumo, com intensa experiência em implantação de sistemas de governança corporativa, considerando aspectos multiculturais das organizações. Atuou como COO mundial da Divisão de Ferramentas Elétricas e da Divisão de Equipamentos Elétricos da Robert Bosch GmbH. Foi Presidente Regional da Divisão de Sistemas Diesel, Presidente Regional da Divisão de Sistemas de Freios (Bosch Freios) e Presidente Regional da Divisão de Alternadores e Motores de Partida Robert Bosch Ltda. Participou como Membro da SAE Brasil, sendo presidente da seção do Paraná (2007-2008). Atuou como diretor da Câmara de Comercio Brasil-Alemanha da seção de Curitiba (2005 a 2008).
Atuou como professor de sistemas de gestão e gestão Lean na Universidade Anhembi Morumbi e Universidade.