Patricia Giannini – Time SempreMais
Hoje, comemoramos o Dia de São Jorge para os católicos e de Ogum para os umbandistas do sul do Brasil (na Bahia hoje é dia de Oxóssi). Duas frentes formadas pelo sincretismo religioso em nosso país, mas que cultuam as mesmas forças: a da transformação e a da guerra pela paz!
A energia de Ogum é a do guerreiro, do protetor, do forte. Conta-se na história de São Jorge que ele era um soldado do rei que perseguia Jesus e acabou ouvindo as pregações dele, se encantando, se convertendo à Jesus e passando a defende-lo. Essa energia da transformação, ‘eu não sou, eu estou’ é a qual é trabalhada na Umbanda.
Esse São Jorge, esse Ogum convertido, que entendeu a paz, passou a ser reconhecido como Guerreiro da Paz! Ele conseguiu transformar suas técnicas de guerra e foi em busca do inimigo para entende-lo e não ataca-lo. Sua espada e seu escudo (representados pelo aço como ponto de energia na terra) passaram a ser usados para a defesa e não o ataque.
E o que mais nós precisamos em um momento de transformação e de mudança? A força! É ela que nos move da área de conforto. Por isso ela também é representada na figura de São Jorge/Ogum. Ele era um soldado do rei que perseguia Jesus, e precisou buscar uma força imensa dentro dele para dizer: ‘não, ele não é tudo isso, eu vou ficar do lado dele e defende-lo”!
Essa lição de vida, de que é possível se transformar, é o que mais desejo para você que está nesta busca!
* Texto escrito com base nos ensinamentos do Templo Umbandista Luz da Divina Trindade, transmitidos pela dirigente Sandra Pires.