Qual a busca comum da empresa onde você trabalha?

Neste final de semana assisti pela segunda vez com minha filha “Os Croods” – 1. Durante o filme, fiquei pensando sobre como a força de um propósito movimenta as pessoas e como isso é tão importante dentro de um processo de comunicação interna.

A família Croods busca o amanhã. Cada um a sua maneira, com seus medos e crenças, mas todos lutando em prol do mesmo objetivo. Na comunicação o engajamento e a motivação fazem parte do dia a dia e pensar em ações que levem a esses resultados é um dos maiores prazeres para um comunicador. Mas quando a empresa, a instituição, não tem um propósito para ser trabalhado é praticamente impossível contar com o comprometimento do time de colaboradores.

O mais curioso é que muitas vezes a empresa tem esse propósito, mas não consegue transformá-lo em um motivo de inspiração. E não estou falando da “Missão” que faz parte da trio Missão, Visão e Valores. Essa “Missão” sem propósito é quadrinho de parede. Estou falando de algo maior, que tenha o poder de todos os dias te levar a deixar sua caverna, pular os obstáculos e caminhar ao encontro do “sol”.

Um profissional da comunicação tem essa expertise de transformar propósito em inspiração e precisa deixar claro que este é o primeiro passo na busca de qualquer objetivo.

Aproveito para perguntar: “Qual a busca comum da empresa onde você trabalha?”